Questões de teorias da fotografia no romance de Machado

O livro teve projeto contemplado no XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010. A descoberta, ou “achamento”, de reflexões acerca do fotográfico no romance Dom Casmurro se dera cinco anos antes, enquanto Sandro Alves cursava mestrado no Instituto de Artes (IdA), da Universidade de Brasília (UnB).

A apresentação pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) se deu em 2015, quando os trabalhos de ampliação e revisão da edição anterior foram iniciados. Em 2016, a segunda edição do livro foi lançada no Museu Nacional da República.

Sobre o autor

Contemplado no Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia nas edições XI (2010) e XII (2012), na categoria "produção de conhecimento por meio de apoio ao pensamento crítico e teórico no campo da fotografia", com os projetos para redação dos livros "Achados de Assis: a fotografia em Dom Casmurro" ( livro referido publicado no mesmo ano do prêmio) e "Aparições do fotográfico na literatura brasileira" (publicado em 2015). Possui mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (2006). A área de concentração do mestrado, no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes é "Poéticas Contemporâneas", sendo "Teoria e História da Arte" a linha de pesquisa. Na mesma instituição cursou bacharelado em Artes Plásticas com habilitação em Teoria, História e Crítica da Arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte. É fotógrafo e foca seus estudos nas relações transdisciplinares entre as Artes Plásticas, a Fotografia, o audiovisual e a Literatura. Já foi membro da Associação Brasiliense de Comunicação e Semiótica.

Escrito por Super User